Por que acontece o estrabismo?

posted in: Blog | 0

O estrabismo acontece porque o cérebro não consegue juntar as informações que chegam de cada olho e precisa descobrir uma maneira de lidar com esse desconforto, evitando a visão dupla, que é extremamente desgastante.

 

No sistema visual, as informações do olho direito devem se juntar com as informações do olho esquerdo, formando uma única imagem no cérebro. Quando o sistema visual não aprende a se organizar no espaço e não entende o que precisa fazer para encontrar o objeto no espaço, precisa se adaptar de outra maneira. A forma que o cérebro encontra é deixar de lado um olho, criando um desvio, ou ficar alternando entre um olho e outro.

 

O estrabismo é um desvio no olho criado pelo cérebro como forma de sobrevivência para lidar com todos os estímulos visuais que chegam.

 

Mas o estrabismo não encontra-se somente no olho. É comum perceber em pessoas estrábicas uma desorganização motora ou uma dificuldade de se relacionar com o espaço, esbarrando em móveis ou dando “topadas”. Isso acontece porque a relação espacial está relacionada a outros sistemas do corpo.

 

Como o estrabismo é um problema de aprendizado no qual o cérebro precisa entender as relações espaciais, entender a posição do olhar, perceber o próprio corpo no espaço para então, aprender a olhar de forma diferente, o melhor caminho para a mudar essa condição é através de exercícios específicos.

 

Na Terapia Visual para estrabismo, eu ajudo crianças e adultos a usarem melhor os dois olhos, melhorando a função visual e a organização corporal, utilizando técnicas e exercícios visuais para estrabismo, estimulando os dois olhos, equilibrando o uso dos olhos e ensinando o cérebro a juntar as duas imagens, incentivando a binocularidade!

 

Leave a Reply