Os olhos das nossas crianças correm perigo

posted in: Blog | 0

Atenção: os olhos das nossas crianças correm perigo!

 

O uso dos dispositivos eletrônicos vieram para ficar e fazem parte da nossa rotina, mas precisamos estar atentos e entender afinal, quais são os danos de tanta exposição aos nossos olhos.

 

Vamos falar então sobre os olhos? Sim, os olhos vidrados de quem fica assistindo um vídeo ou jogando no eletrônico. Você já reparou como as crianças, e até os bebês, ficam quando estão compenetrados?


Se você falar com eles, vai obter resposta? Não. Já reparou se eles piscam? Provavelmente, muito pouco… E eles se movimentam? Os olhos têm mobilidade ou ficam totalmente estáticos?

 

O excesso de uso desses eletrônicos acaba modificando o formato do globo ocular nas crianças, que ainda têm essa estrutura em desenvolvimento. Com isso, podem desenvolver miopia, que acontece quando a imagem é formada na frente da retina e não na retina, como deveria ser. Nesse caso, a criança passa a não ter nitidez ao olhar para os objetos distantes.

 

Em que isso prejudica a criança? Há um empobrecimento no sistema visual como um todo, que foi projetado para ver diferentes distâncias, ter a visão de profundidade (estereopsia), ter lubrificação natural através das lágrimas, além da mobilidade ocular, que é quando você olha para o lado ou para cima sem precisar mexer a cabeça.

 

A miopia tende a aumentar se não mudarmos os hábitos e a criança passa a ter cada vez mais dificuldade para ler o quadro na escola, por exemplo. Uma alta miopia pode levar à outras consequências visuais tais como descolamento de retina e glaucoma.

 

Para você ter uma ideia, este assunto é tão grave, que a China está estudando uma forma de limitar os jogos eletrônicos e o número de horas de jogo das crianças, para combater a miopia. Com essa iniciativa, as autoridades chinesas acreditam poder modificar o elevado índice de miopia entre estudantes, de modo cada vez mais precoce.

 

É possível mudar isso! É preciso intervir no dia a dia da criança, criando novos hábitos. E você pode começar agora, com essas dicas:

 

  1. Dê preferência a brinquedos, bonecos, carrinhos, lego, lápis de cor, ao invés de eletrônicos; eles criam mobilidade nos olhos.
  2. Se o celular ou o vídeo game forem inevitáveis, restrinja o tempo de uso: 20 minutos! E depois peça à criança que olhe para longe. Brinque com ela de ver objetos distantes.
  3. Fale para o seu filho piscar de vez em quando
  4. Quando andar na rua ou de carro estimule, brinque com seu filho de “quem vê o carro vermelho”, quem vê uma bicicleta primeiro, quem vê uma planta na janela.
  5. Leve papel e lápis de cor ao restaurante no lugar do tablet ou celular

 

E atenção, neste artigo falamos de miopia em crianças mas isso vale para os adultos também, não pelo fato do globo ocular estar em formação e sim pela forma de usar os olhos.

 

Leave a Reply