MELHORANDO A CIRCULAÇÃO

Levar mais suprimento sanguíneo para as extremidades do corpo ajuda a manter e a melhorar a circulação do seu corpo como um todo. Para isso, basta trazer movimento consciente para os pés e mãos.

Sente-se na cama e, com os dedos da mão, bata na ponta de cada dedo do pé direito, chamando a atenção do cérebro para essa região. Deite-se de barriga para cima, com uma almofada ou travesseiro embaixo dos joelhos e circule o pé direito pensando que as pontas dos dedos fazem o movimento. Gire algumas vezes em ambas os sentidos. Procure perceber se há esforço, se o círculo está todo por igual, se você pode prestar atenção na sua respiração enquanto faz o movimento. Repita o mesmo movimento com o pé esquerdo.

Depois bata com os dedos da mão direita na cama, apoie o cotovelo e circule a mão (sem mover todo o atebraço). Mude o sentido do movimento e continue circulando. Repita com a mão esquerda e depois experimente as duas mãos circulando ao mesmo tempo com leveza.

Vamos juntar tudo? Acorde novamente os dedos dos dois pés, batendo na pontinha deles. Acorde os dedos das duas mãos e circule agora pés e mãos. Respire pelo nariz. Troque o sentido.

Se quiser experimentar mais um desafio, vire a cabeça devagar de um lado para o outro enquanto continua a mover mãos e pés.

Com isso, você está melhorando a circulação, tirando a sobrecarga do coração e nutrindo seu cérebro com novos estímulos e desafios.

AUTOMASSAGEM:

Outra dica:

Você já está muito tempo usando o computador? Então, seguem alguns cuidados que podem ajudá-lo a relaxar os olhos.

Utilize o encosto da cadeira para estender o tronco  enquanto olha para o teto espreguiçando os braços. Agora, enquanto termina de ler esse texto, comece a massagear a testa com a ponta dos dedos. Fique um pouco mais de tempo na região entre as sobrancelhas. Pisque os olhos suavemente, como se os cílios fizessem esse movimento.

Pare de olhar um pouco a tela do computador e mude o foco para longe. Perceba a paisagem através de uma janela, o que há além da porta ou qualquer outra possibilidade mais distante.

Pronto! Você já tem mais vitalidade nos olhos para continuar. Mas lembre-se de repetir essa sequência de vez em quando.