A Ambliopia, também é conhecida como “olho preguiçoso” embora esse nome não represente exatamente o que acontece com o sistema visual.

 

Neurologicamente, um olho sofre privações no seu desenvolvimento enquanto o outro passa a ser mais estimulado e usado, criando-se uma diferença funcional grande entre eles. É possível ainda encontrar casos em que os dois olhos são amblíopes.

 

É na infância que a ambliopia aparece, embora, muitas vezes, só é descoberta mais tarde, já que a criança adapta-se às suas atividades contando basicamente com um olho só.

 

É comum acontecer por problemas refrativos, quando o grau de um olho da criança é muito diferente do outro, sem que tenha alguma patologia associada. É possível também encontrar um desvio no olho (estrabismo) pela supressão de um dos olhos.

 

Na Terapia Visual para ambliopia, Monique Intrator vai utilizar como ferramenta, exercícios específicos para que o seu cérebro reconheça os dois olhos e aprenda a utilizá-los em conjunto, melhorando a supressão e o estrabismo, quando houver. Os dois olhos tornam-se mais hábeis e passa a ser possível construir a binocularidade (uso dos olhos ao mesmo tempo).

 

A Terapia Visual no caso de ambliopia, pode ser realizada por crianças e também por adultos.